Avaliação de Temperamento e Comportamento

A Avaliação de “Temperamento e Comportamento” tem por finalidade testar e medir as reações do cão tais como a agressividade, timidez, estabilidade, sociabilidade e segurança, assim também como exigência para se obter mais uma “Estrela” para o cão participar do “Ranking Para Reprodução”.

Para tanto será testado em quatro etapas, conforme “Sumula de Avaliação”, a ser emitida no ato da realização do teste, a seguir:

Primeira Etapa:

O cão será testado tendo uma barreira física (tela) entre ele e o figurante. Essa barreira física não deverá impedir a visualização do cão em relação ao figurante. Este deverá se aproximar do cão e encará-lo de frente, aproximando-se lentamente à uma distância de aproximadamente 50 cm. Em seguida, o figurante deverá tomar uma posição de confronto, fazendo gestos e ameaçando o cão com um bastão com cerca de 80 cm de comprimento ou uma cadeira.

Segunda Etapa:

O cão será contido por enforcador ou peitoral e guia, sendo conduzido pelo proprietário ou responsável. A guia deverá ter o comprimento mínimo de 1,5m  e o enforcador não poderá ser de grampos. Em toda a segunda etapa, o comportamento do cão em relação ao condutor será avaliado.

Em primeiro lugar serão realizados sons semelhantes a estampidos para avaliação de reação ao barulho. A origem dos sons deverá ser de no mínimo 3 metros do cão.

Em seguida, o figurante deverá se aproximar do cão, sem barreira física, e encará-lo de frente, à cerca de 3,0 metros do cão. O figurante, devidamente trajado com roupa de segurança (bite suíte), deverá ameaçar o cão em posição de confronto físico, com objetos e gestos, à cerca de 2,0 metros do cão. Os objetos nessa etapa poderão ser: bastão, cadeira, e chocalho de bambu ou garrafa “pet”.

 

Terceira Etapa:

Em continuidade à segunda etapa, o figurante, devidamente trajado com bite suíte, deverá aproximar-se do cão, a fim de se avaliar a sua resposta. Essa resposta deverá ser inicialmente com mordida. Posteriormente serão avaliado quesitos como intensidade da resposta, resistência e força.

 

Quarta Etapa:

Inicialmente, o cão será contido por enforcador ou peitoral, e guia, sendo conduzido pelo proprietário ou responsável. O figurante, devidamente trajado com bite suíte, deverá ficar à uma distância de mais de quatro metros do cão, provocando-o com gestos e sons. O proprietário soltará a guia e o cão deverá ir de encontro ao figurante para confronto físico.

O objetivo do teste, em todas as etapas, será testar e medir reações e o comportamento do cão quanto à agressividade, timidez, estabilidade. A resposta do cão deverá ser: 1) recuo; 2) reação após recuo; 3) reação sem recuo.

Se existirem dúvidas sobre o caráter e comportamentos do cão durante o teste, ele deverá refazer o teste após 3 meses, para que assim não existam dúvidas no que diz respeito a solidez de seu temperamento e conformidade com o padrão da raça.

Realização do Teste:

Para realização deste teste, o criador deverá solicitar a Unifila a marcação do mesmo com antecedência de 15 dias, através do site, devendo o cão preencher os seguintes requisitos:

-Estar com a idade igual ou superior a 24 meses                                                                                          

-Estar gozando de perfeita saúde

-Estar dentro do seu ambiente de convívio

-Em caso do resultado não atender às expectativas do criador, este poderá solicitar nova avaliação do seu cão, por até três vezes mais, observando um intervalo mínimo de 30 dias entre testes.

-Para realização de cada teste será cobrado uma taxa conforme tabela em vigor.

×

Qualquer dúvida chame-nos em nosso WhatsApp ;)