Comunicado de Acasalamento e Mapa de Ninhada

  • – O Comunicado de Acasalamento deverá ser informado imediatamente após a realização da cobertura dos cães, via preenchimento de Formulário “Comunicado de Acasalamento” (link “Formulários” site da UNIFILA), não podendo este ultrapassar o período de 15 (Quinze) dias.
  • Posteriormente comunicar o nascimento da ninhada” (link “Formulários” site da UNIFILA) em até 10 (dez) dias.

3º– O Mapa de Ninhada deverá ser preenchido via Formulário “Mapa de Ninhada” (link “Formulários” site da UNIFILA), após os 30 (Trinta) dias de nascimento dos filhotes e será parte integrante a ser anexada quando da “Solicitação de Verificação de Ninhada” (link “Formulários” site da UNIFILA).

 

 Verificação de Ninhada

4º – A verificação de ninhada se faz necessário visando um primeiro controle de padrão racial, assim também como detectar um possível acidente em cruzamentos com outras raças, e até defeitos congênitos perceptíveis a olho nu.

5º – Após 30 (trinta) dias da data de nascimento dos filhotes, o Associado deverá solicitar a UNIFILA, via preenchimento de Formulário de “Solicitação de Verificação de Ninhada” (link “Formulários” site da UNIFILA), que será realizada  após 45 dias.

Parágrafo Único – A “Solicitação de Verificação de Ninhada” somente poderá ser realizada após o preenchimento do Formulário “Mapa de Ninhada” (link “Formulários” site da UNIFILA).

6º – O Associado deverá apresentar junto ao Mapa de Ninhada, devidamente preenchido, os respectivos documentos:

  1. Pedigree do Reprodutor (pai) e da Matriz (mãe), emitidos por reconhecida entidade cinófila, referente ao acasalamento realizado,
  2. Súmula de Avaliação Morfológica Para Fins Reprodutivos,
  • Certificado de “Microchipagem” dos pais
  1. Exame de “DNA” dos pais.

Parágrafo Único: Quando se utilizar mais de um Reprodutor para a mesma cobertura, deverá ser apresentado igual documentação do item anterior, para realização de pesquisa de definição e identificação da paternidade junto à ninhada, com custos a cargo do criador.

7º – Cabe ao Verificador avaliar se as instalações estão com higiene mínimas necessárias ao bem-estar dos filhotes. Caso contrário, orientar o criador associado como proceder para corrigir tal situação.

8º – O Verificador irá realizar exame minucioso em cada filhote, distinguindo sexo, cor, marcações e detecção de possíveis anomalias a serem registradas em “Registro de Verificação de Ninhada” (link “Formulários” site da UNIFILA).

9º – Estando todos os filhotes avaliados, proceder-se-á a aplicação do Microchip em cada um dos filhotes e em sequência a coleta de material para realização de exame DNA.

Parágrafo Único – Fica a cargo do Associado a opção para realização de tatuagem na orelha direita dos filhotes quando o Verificador possuir o equipamento necessário para tal pratica.

10º – O exame de DNA (Coleta e Envio de Material para o Laboratório) e a aplicação do Microchip serão obrigatórios para todos os filhotes da ninhada ora verificada, ficando os custos do DNA a cargo da Unifila, tendo em contrapartida imediata a doação de um filhote, 3ª escolha (caso ambos os reprodutores sejam do mesmo criador) e/ou 4ª escolha (caso os reprodutores sejam de criadores distintos ou cobertura comprada), a critério de escolha do Verificador credenciado pela Unifila.

Parágrafo Único – A doação do filhote tem caráter obrigatório à todos os Associados com exceção para ninhadas com índice de nascimento abaixo ou igual de 06 (seis) filhotes, ficando neste caso como opção ao Associado a doação do filhote ou os custos dos exames de DNA, conforme tabela da UNIFILA. Optando o criador pelo pagamento, o mesmo deverá efetuar o depósito e enviar o comprovonte via e-mail da Unifila.

11º – O custo dos Microchips será somado à taxa de deslocamento do Verificador, conforme tabela UNIFILA, de acordo com informações repassadas pelo Associado quando da “Solicitação de Verificação de Ninhada”, e deverão ser pagos pelo Associado de forma antecipada.

12º – A taxa de deslocamento, conforme tabela UNIFILA, somente será cobrada para distâncias superiores a 15 km, devendo a mesma ser calculada conforme informação do Associado, bem como, via recursos tecnológicos de informações de distancias de deslocamentos disponíveis no mercado.

  • 1º - O verificador, ao chegar no local solicitado pelo Associado, irá confirmar a Quilometragem percorrida e, em caso de distância a maior da informada, será calculado o valor da diferença em relação Km Pago x Km Percorrido, conforme Tabela da UNIFILA, e esta deverá ser paga pelo Associado de forma a vista (Cheque ou dinheiro) ou outra modalidade de pagamento disponível pela UNIFILA no local.

§2º - Poderá em casos específicos o Associado optar por levar os filhotes em local designado pela UNIFILA afim de não gerar custos da Taxa de Deslocamento.

×

Qualquer dúvida chame-nos em nosso WhatsApp ;)